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PROJETO DE BRANDING PARA VIA NO PERU

No início deste ano de 2017, começou a ser implementado mais um grande projeto de branding desenvolvido pelo GAD na área de infraestrutura.  A Línea Amarilla é uma concessão da LAMSAC, empresa do grupo Invepar, que integra 11 distritos e conecta os municípios de La Molina até Callao, integrando toda a cidade de Lima.

Mesmo com uma grande experiência em projetos de infraestrutura, este trabalho foi certamente um dos maiores desafios para as equipes do GAD, por se tratar de um projeto internacional e ao mesmo tempo por ser uma via de grande importância para a transformação na vida da população de Lima. Por isso, exigiu uma profunda imersão em todas as comunidades e com os mais diversos públicos impactados por esta via.

UMA MARCA COM IMPACTO SOCIAL

Foram entrevistados antropólogos, urbanistas, especialistas em mobilidade urbana e líderes comunitários de trechos por onde passa a via. Também foi realizada uma imersão etnográfica que contou com o olhar de diferentes especialistas do GAD.

“Escutamos muita gente, visitamos diversas comunidades, casas e escolas. Também mapeamos todas as áreas impactadas pela concessão, nas suas diversas perspectivas. Tivemos que conhecer a cultura e as expectativas de todos os envolvidos para poder entender, de fato, a dimensão desta concessão e, consequentemente, traduzir de forma relevante o impacto atual e futuro da Línea Amarilla na vida dos cidadãos limenhos”, conta Luciano Deos, diretor presidente do GAD.

BRANDING PROJECT

O grande objetivo do projeto da Línea Amarilla, até então denominada Via Parque Rímac, não era apenas rever sua identidade e nome, mas sim criar um conceito e um posicionamento que pudesse traduzir toda a transformação que  esta via irá gerar na cidade de Lima sintetizado através das palavras conexão, integração e movimento.

“Nosso grande desafio era criar uma marca que desse a real dimensão da via, que deixasse claro o seu potencial de transformação e ao mesmo tempo valorizasse a cultura e a história da cidade de Lima”, conta Luciano.

Desta forma, foi elaborado um ícone inspirado no tema da conexão dos municípios de La Molina até Callao, onde está o aeroporto e o porto, responsáveis por quase 80% da importação dos produtos que entram e saem do país. Outros aspectos que foram explorados na elaboração do ícone foram fluidez, modernidade e movimento e pertencimento.

A nova marca e sua identidade foram implementadas em todos os elementos operacionais da via, tais como: pedágio, uniformes, veículos de apoio, entre outros.  Também definiu o conjunto de diretrizes para todas as formas de comunicação que serão trabalhadas a partir de agora.

Outro ponto importante é que a nova marca também serviu de inspiração para a elaboração das diretrizes que conduziram todo o processo de design de experiência da via, como o design dos equipamentos urbanos e da sinalização.

O projeto de branding desenvolvido para a Línea Amarilla foi uma experiência que não envolveu apenas a equipe do GAD e as equipes da LAMSAC, mas também uma nova cultura. “O resultado do projeto é uma história feita por muitos, uma experiência memorável”, afirma Luciano Deos. Para Pablo Pascuttini, Diretor de Operações da Línea Amarilla o resultado do trabalho de dois anos foi muito satisfatório. “Eu não tinha dúvidas de que a Línea Amarilla teria a imagem de uma via de primeiro mundo que é exatamente o que buscamos na nossa visão de empresa, estamos muito felizes com o resultado”, conclui.

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