•  Naming
  • Linguagem Visual e Verbal
  • Plano de Lançamento & Implantação
  • Rollout & Implementação

DESAFIO

O Parque Moinhos de Vento, também conhecido como Parcão, é um dos principais parques da cidade de Porto Alegre. Inaugurado em 1972, o parque atrai famílias e amigos, sendo uma excelente opção de lazer. Seu nome é em homenagem ao bairro que o acolhe, e nele podemos apreciar a réplica de um moinho açoriano, similar aos que existiam na região no século XVIII. Com uma área de mais de 11 hectares, o parque possui um lago e diferentes espécies de árvores, sendo um excelente local para entrar em contato com a natureza.

Para desenvolver o projeto de atualização da sinalização do Parque Moinhos de Vento, viabilizado pelas marcas mantenedoras, Melnick, Panvel, Tramontina, Zaffari, Hospital Moinhos de Ventos e Prefeitura de Porto Alegre, nosso desafio foi criar um sistema funcional que concilia o atendimento às necessidades dos visitantes com um conceito que reforce os atributos das marcas adotantes.

SOLUÇÃO

É com base nesse Insight, que construímos o conceito “Parque Moinhos de Vento, Espaço em Movimento” e a linguagem gráfica do projeto de atualização da sinalização do Parque Moinhos de Vento. Um conceito que também se reflete nos formatos e materialidade das placas por meio do elemento do moinho, trazendo suas pás como inspiração para derivar uma forma proprietária para a sinalização do Parque.

A paleta cromática utilizada para o desenvolvimento das sinalizações possui tons outonais e terrosos, utilizando como cores principais o marrom e o bege, e cores pontuais para setorizar o parque, conforme suas vocações principais. A fonte principal conta com uma leve serifa, trazendo um ar mais sério e elegante ao sistema. Como fonte de apoio, para criar contraste, temos uma fonte mais moderna e sem serifas.

O desenvolvimento da  atualização da sinalização teve como partido o elemento do moinho, que serviu de inspiração para o formato das placas, representando suas pás, derivando uma forma proprietária para a sinalização do Parque. Também utilizamos o moinho em forma de símbolo, para a assinatura junto ao nome do parque, coabitando uma mesma peça em diferentes pontos e proporções ou assinando totalmente separados.

Já para o desdobramento da sua linguagem gráfica, criamos uma sinalética para as placas dispostas em pontos estratégicos do parque capazes de identificar sinalizações informativas, orientativas, indicativas, direcionais, para o percurso caminhada, peças de apoio e acessórios. A solução iconográfica abrange ícones que representam as vocações e atividades proporcionadas pela estrutura do parque de forma simplificada mas que, ainda assim, transmitem o movimento presente desde o conceito.

Veja também

/METROLL

a managetech company

SAIBA MAIS
Visualizar

HCX

HCX – Experiência impulsionadora

SAIBA MAIS
Visualizar

Plano&Plano

Construindo relações de valor

SAIBA MAIS
Visualizar

1A99

“A casa da melhor amiga”

SAIBA MAIS
Visualizar