2008

  • Retail Concept Design
  • Merchandising Systems & Design

LUXO DESPOJADO E ATENDIMENTO PERSONALIZADO

O glamour das marcas, a exclusividade dos produtos e o atendimento especializado são alguns dos diferenciais que justificam o crescimento dos pontos de venda premium multimarcas no Brasil. Pensar espaços que expressem adequadamente diferentes marcas e identidades e gerem uma experiência emocional entre produtos e consumidores são os grandes desafios dos designers/arquitetos para pensar os ambientes de varejo multimarcas. As variáveis vão desde as tangíveis condições de acessibilidade, iluminação, conforto, exposição, estoque, aspectos legais, sociais, entre outras, até as intangíveis relacionadas ao comportamento do público-alvo, tendências e influências – todos esses fatores devem ser orquestrados para estabelecer um forte vínculo com os clientes, excitar suas emoções e criar empatia que motive seu regresso. Mais que um local de compras, a primeira Conte Freire foi inaugurada em abril de 2005, num espaço de 880m2 no bairro Moinhos de Vento, área nobre de Porto Alegre, com o propósito de ser um ponto de encontro agradável, onde se permite ler revistas, conversar, apreciar um bom vinho e trocar idéias. Nesse contexto, a venda passa a ser uma consequência dessa experiência, tal qual o slogan da loja: “você merece se sentir assim”.

SOLUÇÃO

O GAD’ buscou inspiração em formas geométricas puras, que garantem uma identidade marcante, mas ao mesmo tempo suficientemente discreta de modo a não competir com a variedade de produtos expostos. Os revestimentos escolhidos para a loja mesclam texturas como pedra e concreto com o objetivo de criar um ambiente sofisticado, atemporal e despojado, ao passo que o uso de madeira e a iluminação em tons mais amarelados quebram a possível frieza do espaco, deixando a loja mais aconchegante e receptiva. Os expositores, em linguagem minimalista, em acabamento branco, cromado e vidro, oferecem o contraponto ideal para destacar os produtos sem concorrer com os mesmos. O espaço ainda alia o universo da moda ao dos prazeres do vinho, com uma enoteca que traduz o conceito de luxo, sofisticação e indulgência, tão presentes nesse segmento. O design da loja favorece a livre exploração de seu interior, entre os nichos e os corners das marcas, permitindo um atendimento pouco invasivo por parte dos vendedores.

RESULTADOS

Desenvolvemos um visual elegante e sóbrio, questão importante no varejo multimarca, uma vez que as grifes tem linguagens próprias. Optamos por um conceito minimalista, de neutralidade ambiental, para que as marcas pudessem aparecer por si só, sem ruídos. A proposta desenvolvida apresenta um ambiente geral flexível, que complementa a identidade das marcas sem ser idêntica. A partir daí, procurou-se integrar os produtos para os públicos feminino e masculino, reservando a área central para a enoteca, o ponto diferencial da Conte Freire, funcionando como um elemento de ligação entre os dois setores.

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