• Internal Communication
  • Internal Communication System

DESAFIO

Para uma das melhores empresas, um dos melhores desafios. Em 2014, a CPFL entrou para o Guia das Melhores Empresas para Você Trabalhar por meio de uma pesquisa promovida pela revista Você S/A.
No ano de 2015, mais do que entrar novamente na lista, o objetivo da CPFL Energia era entrar como grupo, ou seja, orientar a percepção dos votantes no sentido de que mais do que ser apenas um conjunto de subsidiárias, existe uma identidade forte e unificadora dentro da empresa. Ainda que respeitando a voz individual de cada um, acima de tudo eles são o Grupo CPFL.
A campanha ainda tinha a missão de estabelecer um diálogo direto com duas campanhas anteriores, a campanha de Transformação, iniciada em 2012, que por sua vez deu origem à campanha Em Boa Companhia, de reposicionamento da marca, que levaram à mudanças profundas na relação entre a empresa e o colaborador.

SOLUÇÃO

Com muitas mensagens a transmitir, a maneira mais efetiva para evitar que o excesso de informação confundisse o colaborador, era dividir a campanha em diferentes fases, cada uma com um foco bem específico. As fases deveriam também ser fluidas, com cada uma delas levando naturalmente para a próxima.
Para a primeira fase, foram utilizadas a imagem do balão, que carrega seu sentido de fala, comunicação, e também imagens postadas espontaneamente pelos colaboradores nas redes sociais, imagens que se originaram na campanha anterior, Em Boa Companhia.
Estava assim garantido o sentido de continuidade e diálogo que a campanha deveria ter.
Na segunda fase, o elemento central segue sendo o balão, como ícone unificador de toda a campanha. Nesta fase, é introduzido para o público interno, os novos valores que permeiam a CPFL em 2015.
Na terceira e última fase, obedecendo ao regulamento interno da pesquisa, finalmente é divulgado que a CPFL está participando como grupo no Melhores Empresas para Você Trabalhar, convocando também a participação de todos os colaboradores. Para isso, utilizamos a imagem dos Guia Você, colaboradores que são referência em suas respectivas áreas dentro da empresa, que irão orientar os escolhidos para integrar a pesquisa.

RESULTADOS

Mesmo sendo um autêntico desafio logístico e conceitual, a campanha teve um grande índice de aceitação, transmitindo diversas mensagens e valores ao mesmo tempo de maneira simplificada e fluida, sem ruídos e desvios. Tudo isso com o tempo adequado para absorção de tudo que ela tinha a dizer para o colaborador.

Veja também

/METROLL

a managetech company

SAIBA MAIS
Visualizar

HCX

HCX – Experiência impulsionadora

SAIBA MAIS
Visualizar

Plano&Plano

Construindo relações de valor

SAIBA MAIS
Visualizar

1A99

“A casa da melhor amiga”

SAIBA MAIS
Visualizar